Existem muitos tipos de treinamento intervalado e, de acordo com um estudo recente publicado no periódico Psychology of Sport and Exercise, encontrar o tipo que você mais gosta aumentará sua motivação para fazê-lo regularmente.
Fazer treinos intervalados pode levar a maiores níveis de performance e menor risco de lesões, de acordo com novas pesquisas.
Se você se dedica em um tipo de atividade, como o ciclismo, o treinamento de intensidade fornece uma ótima alternativa de treinamento, quem além de melhorar sua performance, que pode ajudar a prevenir lesões.
Antes acreditava-se que somente treinamentos estacionários, de força e elasticidade poderiam prevenir lesões.
Um estudo recente no periódico Psychology of Sport and Exercise descobriu que adicionar exercícios intervalados à rotina diária pode trazer benefícios significativos.
Os pesquisadores estudaram 30 adultos jovens, e os instruíram a completar três testes de ciclismo em um ambiente de laboratório em dias separados. Eles fizeram HIIT em um dia e treinamento intervalado em sprint (SIT) e treinamento contínuo de intensidade moderada (MICT) nos outros dias.
O HIIT consistia em sessões realizadas a cerca de 80 por cento da frequência cardíaca máxima do participante. O SIT encurtou os períodos de atividade em uma abordagem de “esforço máximo”, enquanto o MICT tinha uma frequência cardíaca máxima mais baixa e períodos mais longos de repouso de baixa intensidade.
Todas as sessões tinham a mesma duração, cerca de 20 a 25 minutos.
Mesmo variações aparentemente pequenas, como alterar o seu nível de esforço, podem ter um efeito significativo na sua motivação para se exercitar, concluíram os pesquisadores. A mensagem principal que eles sugerem é que as pessoas respondem de maneira diferente a vários níveis de intensidade, e essas respostas influenciam a performance.
Resumindo: Faça treinamentos intervalados variados.
O ditado antigo é que “o melhor treinamento para você é aquele que você realmente fará”, disse o treinador Aaron Leventhal, C.S.C.S., proprietário do Fit Studios, de Minneapolis EUA.
“O treinamento intervalado ajuda a encontrar a combinação de tempo de treino e descanso perfeita, pois fará você evoluir na bike, mas não o deixará fadigado para o próximo treino.”
Outro benefício do treinamento de intensidade para aqueles que tendem a se concentrar em um único tipo de atividade, como o ciclismo, é que ele oferece um bom impulso de treinamento cruzado, o que pode ajudar a prevenir lesões, acrescentou.
“Diferentes tipos de movimento podem fazer uma enorme diferença para aumentar a sua amplitude de movimento, envolver grupos musculares diferentes e proteger suas articulações”, disse ele. “Isso pode ter um efeito na redução dos riscos relacionados a atividades repetitivas que tendem a usar os mesmos músculos repetidamente.”
Nesse sentido, é útil não apenas realizar sessões de intensidade na bike, mas também variá-las. Ou seja, realizar diferentes tipos de intervalados em termos de duração, intensidade e quantidade de repetições.
Apenas 15 a 20 minutos de treino já dão resultados!
Ao contrário do que muitos pensam, os treinamentos intervalados são excelentes também para preparar o ciclista para as pedaladas de longas distâncias.